Sem querer fazer uma fundamentação muito exaustiva das potencialidades pedagógicas dos blogues, não quisemos, contudo, deixar de referir algumas delas, as que consideramos mais relevantes. Depois, se quiser aprofundar o seu conhecimento em torno deste assunto, aceda aos textos através das ligações que lhe deixamos no final do texto.
A primeira característica dos blogues que os potencia no plano pedagógico é a interacção. Efectivamente, com este tipo de instrumento o jovem percebe que os seus gestos, pensamentos e ideias têm um eco amplificado pela divulgação e interacção que o blogue permite.
Outra característica muito importante é a responsabilização na medida em que o jovem percebe que as suas publicações causam reacções nos leitores e que, em acréscimo, tais leitores têm como reagir e interagir.
Por outro lado, os blogues promovem a apropriação de informação, a sua selecção e tratamento e o domínio das ferramentas indispensáveis à sua publicação.
Outro aspecto fundamental é que os blogues permitem explorar as potencialidades curriculares num plano dinâmico e facilitam a inovação didáctica.
----------------------------------------------------------
Consulte o desenvolvimento destas ideias nos textos:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Neste blogue, os comentários são bem-vindos sempre que venham por bem, ou seja, nos ajudem a reflectir e a pensar a didáctica através da blogosfera. Apareça com simpatia e boa disposição.