domingo, 4 de julho de 2010

Potencialidades Pedagógicas dos Blogues

Sem querer fazer uma fundamentação muito exaustiva das potencialidades pedagógicas dos blogues, não quisemos, contudo, deixar de referir algumas delas, as que consideramos mais relevantes. Depois, se quiser aprofundar o seu conhecimento em torno deste assunto, aceda aos textos através das ligações que lhe deixamos no final do texto.

A primeira característica dos blogues que os potencia no plano pedagógico é a interacção. Efectivamente, com este tipo de instrumento o jovem percebe que os seus gestos, pensamentos e ideias têm um eco amplificado pela divulgação e interacção que o blogue permite.

Outra característica muito importante é a responsabilização na medida em que o jovem percebe que as suas publicações causam reacções nos leitores e que, em acréscimo, tais leitores têm como reagir e interagir.

Por outro lado, os blogues promovem a apropriação de informação, a sua selecção e tratamento e o domínio das ferramentas indispensáveis à sua publicação.

Outro aspecto fundamental é que os blogues permitem explorar as potencialidades curriculares num plano dinâmico e facilitam a inovação didáctica.
----------------------------------------------------------

Consulte o desenvolvimento destas ideias nos textos:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue, os comentários são bem-vindos sempre que venham por bem, ou seja, nos ajudem a reflectir e a pensar a didáctica através da blogosfera. Apareça com simpatia e boa disposição.