domingo, 4 de julho de 2010

Fundamentação e Objectivos

FUNDAMENTAÇÃO:
  • Visa-se com este tipo de acção de formação o desenvolvimento pessoal e social da criança. Visa-se ainda a sua integração num universo competitivo e de recurso permanente às TIC como veículo de informação, bem como a apropriação de mecanismos de interacção através das redes sociais.
  • Um dos primeiros contactos da criança com o mundo que a rodeia é visual e daí TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação). Além do que, as TIC, são, hoje, um divulgadíssimo suporte de apropriação de informação quer no âmbito da Língua Materna, quer no âmbito da matemática, potencias pelas interacções multiculturais em linha.
  • Pretende-se, ainda, a rentabilização didáctica do acesso a ferramentas multimédia cada vez mais divulgadas e disponíveis, já não no âmbito de software instalado mas no âmbito da exploração de recursos em linha e suas potencialidades comunicativas na construção de aprendizagens.
  • Um outro primordial contacto é linguístico – oral. Daí o recurso a processos didácticos que pressupõem registos orais.
  • Numa segunda fase da vida da criança e do seu desenvolvimento cognitivo e emotivo já se apropria do mundo real ou onírico através de palavras escritas e daí a tentativa de apropriação e realização do lúdico com base em textos de cariz literário.
  • Numa terceira fase do seu desenvolvimento a criança começa a cruzar experiências, a adquirir mais saberes e a integrá-los. É para desenvolver o espírito de cruzamento de saberes que se promove a Didáctica transversal da LÍNGUA PORTUGUESA e da MATEMÁTICA com recurso às TIC.
  • Numa fase de sociabilização, a criança tem hoje de responder à multiplicidade de ofertas e possibilidades tende de desenvolver competências de manipulação mas também e antes de mais de selecção. Não basta usar as TIC, há que construir padrões de cidadania nessa utilização.
Nesta medida, o curso obedece a três aspectos fundamentais:

1.º O objectivo de estudo é sempre a Língua Portuguesa e o seu cruzamento com outras áreas do saber, nomeadamente a Matemática, e nunca a Informática de per si.

2.º As TIC ( Tecnologias de Informação e Comunicação) surgem como uma ferramenta de trabalho para optimizar a Didáctica da Língua Portuguesa.

A necessidade dos docentes construírem instrumentos didácticos compatíveis com a evolução tecnológica que envolve a escola e a sociedade em geral de forma a manterem a pertinência socioeducativa e cultural da sua intervenção. Acrescendo neste módulo a exploração didáctica das potencialidades da blogosfera e das redes sociais em linha.


JUSTIFICAÇÃO DA RELEVÂNCIA DO PROJECTO
  • Poucos hábitos de leitura por parte da população escolar portuguesa.
  • Insucesso escolar e rejeição da leitura e da matemática.
  • Fraco aproveitamento por parte dos alunos ao nível da Língua Portuguesa e da Matemática.
  • Maior frequência na utilização das TIC como factor de desenvolvimento e de aprendizagem.
  • Criação de instrumentos didácticos multimédia e potencialização didáctica das redes sociais
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OBJECTIVOS

• Promover a transversalidade da Língua Portuguesa.

• Criar simultaneamente o gosto pela leitura e matemática.

• Promover a Comunicação, desenvolvendo o raciocínio e a expressão da oralidade.

• Integrar a matemática e a literatura para a infância.

• Desenvolver competências matemáticas essenciais de uma forma integrada tendo por base a literatura para a infância.

• Encontrar estratégias alternativas para as aulas de matemática, com base em tarefas interligadas envolvendo Língua, Literatura e Matemática.

• Utilizar as novas Tecnologias de Informação e Comunicação em oficinas de trabalho com as crianças ao serviço do desenvolvimento da poesia e consequentemente da Língua Materna.

• Criar instrumentos didácticos multimédia e potencializar o uso didáctico da blogosfera e das redes sociais.
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A equipa Linkmat

1 comentário:

  1. Não posso deixar de registar aqui o meu comentário.Terminei recentemente a acção de formação e se no seu decorrer não me foi possivel consultar este blogue estou a fazê-lo agora.O que me permite uma melhor apropriação da mesma,da sua fundamentação, objectivos,potencialidades e da forma como foi traçada. Muito interessante! Tal cana de pesca...

    Margarida

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